sexta-feira, 1 de abril de 2011

SRTM

Boa Noite a todos...bom pessoal hoje falarei sobre um produto que me chamou a atenção durante o meu Curso Técnico onde tive meu primeiro contato com este. Desde essa época tenho buscado metodologias para que possa inserir este produto aos serviços topográficos. Hoje porém me restrinjo a lhes apresentar os dados SRTM...
  
Com o avanço técnologico aumentaram consideravelmente a disponibilidade de dados e produtos cartográficos a preços bem acessíveis ou até mesmo gratuitos. Um exemplo destes produtos são as imagens SRTM(Shuttle Radar Topography Mission), resultantes da missão da NASA para obter o Modelo Digital do Terreno de grande parte do Globo em Fevereiro de 2000. Essas imagens são distribuídas gratuitamente aqui no Brasil pela Embrapa, que foi a responsavél por realizar as correções nescessárias das imagens do nosso País.

Para o Brasil estas imagens possuem resolução espacial de 90 Metros e acurácia de 20 Metros para planimetria e 16 Metros para altimetria. Existem estudos e teses demonstrando alguns procedimentos para melhoria dessa acuracia porém não me arrisco a aprofundar nestes estudos neste Post. Este produto ja é bem conhecido por aqueles que trabalham com geotécnologias porém ainda é pouco conhecido e utilizado pelos Agrimensores, até mesmo pela escala e precisão que os trabalhos comumente executados por estes exigem, porém eu imagino que estes dados possam ser utilizados para determinados tipos de serviço onde não seja necessário alta precisão desses dados, embora confesse que por hora me falte conhecimento sobre as possiveis correções destes dados. Inclusive recentemente verifiquei em outro forúm pela internet "profissionais" oferecendo os dados obtidos a partir desta missão "para topógrafos", porém quando lhe questionei sobre qual procedimento para correção destes dados não obtive respostas...até o momento!

Fiz este comentário apenas para chamar a atenção para o possível uso indiscriminado destes dados. Certo é que usando alguns GIS é possível extrair vários produtos úteis aos Agrimensores tais como: Curvas de Nível de grandes áreas, Perfis Topográficos, MDE entre outros. Porém cabe ao profissional proceder os ajustes necessário afim de melhorar a acurácia destes dados...se for o caso. Assim que possível postarei alguns destes procedimentos para extração de informações uteis através destas imagens.
Aqueles que tiverem maiores informações sobre possíveis tratamentos a esses dados fiquem a vontade para postar comentários ou me enviar e-mail.

Obrigado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário